O que tem no seu currículo?






Bom, esse é um dos problemas para quem está começando na área de Design, um currículo ou um portifólio a ser apresentado. Na primeira entrevista em uma agência, escritório ou empresa de Design, quem nunca se deparou com um "Me mostre seus trabalhos." E a resposta - prefiro chamar de desculpa -, que você dá é: "Sou estudante, ainda não tenhos muitos trabalhos."


Desculpem a todos mas, em algumas situações isso é inadmissível. O estudante tem que ser curioso a todo monento, criativo e observar mas do que o normal, tudo isso influência para um processo de criação.

Mas as vezes vem aquela desculpa novamente: "Eu não tenho clientes, e não tenho estágio". Acorda galera! já olhou a sua volta? quer dizer, em volta de seu bairro?
A cidade, a rua, o seu prédio, todos esses lugares estão cheios de pessoas ou entidades sem fins lucrativos precisando de designer, e não tem como pagar um. E onde está você estudante sem cliente? Acorda outra vez! Não venha dizer que não avisei, olha aí uma oportunidade para criar seu portifólio. Ainda temos, creches, escolas, marcados, a churrascaria do seu tio, um primo que quer abrir uma academia ou a tia que quer custurar para outras cidades.


Realmente se você ainda põe desculpa na falta de estágio para preencher seu currículo, é porque ainda não sabe "beber" da essência da fonte criativa de um designer. Pratique seu poder perceptivo das linhas e das formas, ou quem sabe uma boa leitura nos livros da Gestalt pode lhe dar isso. Pois Design não é apenas computação, é leitura também.
Você ainda pode mostrar como um designer pode colaborar a melhorar o seu bairro. É só indentificar o problema e propôr uma solução inovadora e criativa, isso se aplica na mudança no mundo também não acha? Além de muitos cursos que você pode fazer para encher seu currículo que não "come" a muito tempo.
E aí? como diria Geraldo Vandré "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".Agora pegue o embalo da música e saia daí, porque seu currículo está vazio e você ainda não fez nada por ele.

2 comentários:

Teka disse...

Adorei e tomo suas palavras para minha profissão =)
No primeiro semestre confesso que me vi muito mais disposta a sair e caçar matérias do que hoje, mas atualmente, se não faço isso, escrevo...
nada melhor do que escrever meia dúzia de palavras, ainda que seja para o vento ^^

Anônimo disse...

PUXA QUE TAPA NA CARA EINH!!!! fui to indo caçar design