Design de Moda está na Moda


















Moda já deixou de ser sinônimo de futilidade e improvisação há muito tempo. A palavra "moda" vem do latim modus, significando "modo", "maneira.



Nada mais é que um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Você pode enxergar a moda naquilo que escolhe de manhã para vestir, nas passarelas do Brasil e do mundo, nas revistas e até mesmo no terno que veste um político ou no vestido da sua avó. Moda não é só "estar na moda". Moda é muito mais do que a roupa.

Pense no jeito que as pessoas se vestiam na década de 70, 80 e tente, ainda, achar um denominador para o que as pessoas usavam na década de 90. Essas evoluções e mudanças é que são a moda. Ao acompanhar essas transformações, a moda serve como reflexo das sociedades à volta. É possível entender um grupo, um país, o mundo naquele período pela moda então praticada.A moda sofreu uma reviravolta com o nascimento da burguesia na Europa. Os burgueses copiavam descaradamente os tecidos, o jeito de se vestir e se portar da nobreza, que não ficou muito contente em se parecer com com esses plebeus "endinheirados". Começaram então a criar códigos internos de vestir que mudavam rapidamente, antes que a burguesia tivesse tempo de copiá-los.Nesse período também foi criado as regras de etiqueta, com o objetivo também de diferenciar a origem.A nobreza então caiu, os burgueses se tornaram os donos do mundo, mas a moda da moda pegou. Atualmente, pode ser que estejamos acostumados com um sistema que restringe a moda em desfiles, tendências e modismos.Mas sempre foi assim??? Ao contrário do que talvez possamos pensar em nosso mundo globalizado, a moda não é algo universal, pois os povos primitivos desconhecem o conceito . Tampouco a moda é algo que existe há muito tempo: no Egito antigo nada no vestuário mudou num período de 3 mil anos.
Aos poucos, a evolução no vestuário foi acontecendo. No século 19, a moda passa então a atender ás necessidades de afirmação pessoal, do indivíduo como membro de um grupo, e também a expressar idéias e sentimentos. Antes, não havia distinção entre os tecidos usados por homens e os usados por mulheres; é no século 19 que o vestuário desses dois grupos se afasta cada vez mais.















Muitos sentem-se manipulados pela moda. "Estar na moda" parece ser coisa para uma elite (econômica, social e cultural) e, portanto, mobiliza certa raiva por parte de quem está "de fora". Esquece-se que há também a moda dos guetos, dos nichos, a moda da contracultura, alternativa, anticonformista, de protesto.

PROFISSÃO: DESIGNER DE MODA

uma paixão à qual o profissional se entrega de corpo e alma. Trazer esse mundo repleto de atitudes para a realidade é o trabalho dos designers de moda. Desenvolver modelos de acordo com a necessidade dos clientes, desde o mais clássico ao mais ousado, uniformes, sapatos, jóias figurinos. Uma boa modelagem é essencial para um caimento perfeito da roupa e a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de um conceito próprio para cada nova coleção.
A procura por profissionais capacitados é cada ver maior; por isso é essencial estar atualizado, participando de desfiles, cursos de extensão ou workshops, mas, principalmente, observar o comportamento das pessoas e seus modismos, pois a escola não ensina tudo. Trabalhar com designer exige muita imaginação e sensibilidade. No fundo, todo designer precisa ter um tanto de psicólogo, precisa interpretar o que o cliente quer vestir. Uma nova profissão e uma nova vertente dese mundo chamado Design.

Colaboração: <http://dofundodoarmario.blogspot.com/2007/10/afinal-o-que-moda.html>

5 comentários:

Teka disse...

jurei que vc ia seguir o texto com o propósito de criticar a moda como instrumento de manipulação industrial o que interfere categóricamente na vida das pessoas, classificando-as, julgando-as, impondo-as e bla bla bla...
mas o desfecho foi bem romântico e óbvio, vc estuda design rs (né? =x)

o que eu deveria dizr?
"oh não, mais um pra atender às MINHAS necessidades"
hehehehe
gostei do blog ^^

Teka disse...

tá, eu só li o perfil agora ¬¬

vc patina *-*
eo tbm xD

Ramon Santana Smith disse...

rsrs, é aqui só falo de design mesmo, aí mesmo não fazendo moda não posso deixa-los na mão..muitas pessoas criticam sem saber como é o real mundo da moda, valew!

Liza Santana disse...

Tu falando sobre moda?? É realmente algo muito esquisito. Que bom que não houve nenhum tom preconceituoso nas suas palavras.

Bjo

Anônimo disse...

ola gente o desfile do SPFW foi desnunbrante falto um pouco da natureza. os estilistaS não tiveram griatividade suficiente faltou mais colaboração das modelos em conjumto vcs não acham ????? então tomara que o proximo SPFW tenha mais glamur vcs não acham o mesmo ???????? en !entrem no meu blog para saber mais coisas de moda é : ANINHAGATINHA TA BJOS