Design + Ecologia = Consiência Ambiental













O design ecológico, ou “ecodesign”, é o desenvolvimento de produtos com consciência ambiental. O termo novo, mas já bastante difundido entre as empresas, se refere à busca por produtos que atendam as necessidades dos clientes produzindo o menor impacto possível.

Na prática o ecodesign funciona através do estudo detalhado do “ciclo de vida do produto”, abrangendo desde a matéria-prima e materiais, até o planejamento, desenvolvimento, produção, uso e descarte do produto. Em cada etapa devem ser considerados os impactos ambientais decorrentes e avaliadas as possibilidades de melhorias até mesmo com o desenvolvimento e emprego de novas tecnologias.

Algumas técnicas simples (ou nem tanto, dependendo do caso) aplicadas ao ecodesign são, por exemplo, a redução da quantidade de embalagens para um mesmo produto, o uso de refis e a utilização de embalagens retornáveis (como as de cerveja), são técnicas que diminuem o uso de materiais e, de quebra, o custo total do produto; a utilização de embalagens e materiais biodegradáveis e que podem ser encontrados na região para diminuir o impacto com transporte e a não utilização (se possível) de produtos químicos perigosos ou tóxicos.

O ecodesign pode buscar também, a utilização de matérias-primas provenientes de fontes sustentáveis, como por exemplo, matérias-primas proveniente do rejeito de outras indústrias (a Papelera Tucumán, na Argentina usa bagaço de cana para produzir papel), matérias-primas orgânicas (alimentos orgânicos), e matérias-primas renováveis em substituição às não-renováveis (biocombustíveis ou álcool, provenientes de matérias-primas renováveis em substituição ao petróleo).

Infoescola

0 comentários: