Sustentabilidade - Interdependência















Já entendemos que Sustentabilidade é responder a necessidade das gerações presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Ela também não é uma palavra que está "na moda". É um assunto sério, e que em alguns anos será prioridade em nosso planeta, querendo ou não, se nada for feito de imediato é claro.

Para realizar essa tarefa, precisamos aprender os princípios básicos da ecologia.. Precisamos nos tornar, por assim dizer, ecologicamente alfabetizados (Bateson, Gregory.). Ser ecologicamente alfabetizado, ou “ecoalfabetizado”, significa entender os princípios de organização das comunidades ecológicas (ecossistemas) e usar esses princípios para criar comunidades humanas sustentáveis. Precisamos revitalizar nossas comunidades - inclusive nossas comunidades educativas, comerciais e políticas - de modo que os princípios da ecologia se manifestem nelas como princípios de educação, de administração e de política.

Primeira caracteristica da Sustentabilidade: INTERDEPENDÊNCIA.

O primeiro desses princípios é a interdependência. Todos os membros de uma comunidade ecológica estão interligados numa vasta e intrincada rede de relações, a teia da vida. Eles derivam suas propriedades essenciais, e, na verdade, sua própria existência, de suas relações com outras coisas. A interdependência - a dependência mútua de todos os processos vitais dos
organismos - é a natureza de todas as relações ecológicas. O comportamento de cada membro vivo do ecossistema depende do comportamento de muitos outros.

O sucesso da comunidade toda depende do sucesso de cada um de seus membros, enquanto que o sucesso de cada membro depende do sucesso da comunidade como um todo.

Entender a interdependência ecológica significa entender relações. Isso determina as mudanças de percepção que são características do pensamento sistêmico - das partes para o todo, de objetos para relações, de conteúdo para padrão. Uma comunidade humana sustentável está ciente das múltiplas relações entre seus membros. Nutrir a comunidade significa nutrir essas relações.

O fato de que o padrão básico da vida é um padrão de rede significa que as relações entre os membros de uma comunidade ecológica são não-lineares, envolvendo múltiplos laços de realimentação. Cadeias lineares de causa e efeito existem muito raramente nos ecossistemas.
Desse modo, uma perturbação não estará limitada a um único efeito, mas tem probabilidade de se espalhar em padrões cada vez mais amplos. Ela pode até mesmo ser amplificada por laços de
realimentação interdependentes, capazes de obscurecer a fonte original da perturbação.

Esse é fim da primeira das 5 características que selecionei para entender esse complexo padrão de organização chamado Sustentabilidade.

Até a Próxima!

"a interdependência pode ser compreendida em termos da mútua dependência que existe entre as partes e o todo. Sem as partes, não pode haver o todo e, sem o todo, o conceito de parte não tem sentido. A idéia de todo implica partes, mas cada uma dessas partes precisa ser considerada como um todo composto de suas próprias partes."
(Dalai Lama. Uma Ética para o Novo Milênio)

0 comentários: