Sustentabilidade,o que eu tenho a ver com isso?














Eu ia postar alguns assuntos sobre Sustentabilidade e design, mas, quando estava fazendo os estudos e as pesquisas sobre o assunto percebi que o termo Sustentabilidade, na visão do público em geral, é considerado de difícil compreensão, um termo que todos pensam conhecer, mas poucos realmente entendem. Mesmo os estudiosos levaram tempo para chegar a uma definição aceita por gregos e troianos. Finalmente concordaram: Sustentabilidade é a característica de um sistema que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades.

Então vamos definir Sustentabilidade, analizarmos e responder a pergunta "O que eu tenho a ver com isso?"

A definição de Sustentabilidade contém duas vezes a expressão "responder às necessidades". E quais são nossas necessidades? Necessitamos casa para viver, cama para dormir, água para beber, alimentos para comer, roupas para vestir, sapatos para calçar, transporte para nos locomovermos, remédios para nos curar e mais um grande número de coisas.

Na medida em que suprimos nossas necessidades, vamos consumindo os recursos disponíveis na natureza. Portanto, está nas mãos dos consumidores o poder de definir as suas necessidades, de decidir consumir apenas o que realmente necessitam e, com isso, controlar o quanto gastamos de recursos da natureza. Se gastamos mais do que a natureza consegue repor, geramos uma série de problemas. Se gastamos menos, permitimos que nossos filhos e netos também possam atender às suas necessidades.

Isso tudo é verdade, mas agora já sabemos que o consumo de 1,7 bilhões de pessoas no mundo - aqueles que podem ser considerados "consumidores" - é muito maior do que as suas reais necessidades e, com isso, chegou-se a um ponto no qual estamos comprometendo nossas próprias vidas. Hoje, consumimos 25% a mais do que a Terra consegue renovar. E se toda a humanidade vier a consumir como os habitantes mais ricos do mundo, será preciso 4 planetas iguais ao nosso para suprir todo esse consumo!

E é o homem comum, em seus gestos cotidianos de consumo, ao fechar a torneira, ao apagar a luz, ao escolher com cuidado seu novo aparelho eletrônico, ao escolher comer mais vegetais e menos carne, ao privilegiar uma empresa socialmente responsável, ao usar mais transporte coletivo e menos individual, quem irá mudar a trajetória da nossa história. Serão os pequenos gestos de consumo, praticados por todos, que poderão fazer a revolução em direção à sustentabilidade.

Eu já estou convencido de que, na medida em que as pessoas tiverem consciência do tamanho do impacto de seus atos de consumo e do alcance das suas decisões individuais de consumo, elas mesmas optarão por um modo de vida e de consumo menos agressivo à natureza e mais positivo para a sociedade. E, com isso, construirão, espontaneamente, a Sustentabilidade da vida no planeta para seu próprio proveito e das próximas gerações.

Nós temos TUDO a ver com isso, é de nossas vidas, dos nossos filhos, e suas gerações que estamos falando.
Algumas palavras-chave para nossos próximos encontros sobre Sustentabilidade: INTERDEPENDÊNCIA, RECICLAGEM, PARCERIA e DIVERSIDADE.

Agora que já sabemos sobre o que é ser sustentável. Vamos mais a fundo com essas palavrinhas conhecidas do nosso vocabulário mas não do dia-a-dia, e onde o Designer entra nessa história.

Material de apoio para estudos sobre o assunto: Ecocentro IPEC

1 comentários:

Teka disse...

poizeh, e ainda tem "gente por aí" (pra nao ecaldar minha profissao xD)

disseminando que tudo isso é exagero.
¬¬